“Uma gota de leite
me escorre entre os seios.
Uma mancha de sangue
me enfeita entre as pernas
Meia palavra mordida
me foge da boca.
Vagos desejos insinuam esperanças.
Eu-mulher em rios vermelhos
inauguro a vida.
Em baixa voz
violento os tímpanos do mundo.
Antevejo.
Antecipo.
Antes-vivo
Antes – agora – o que há de vir.
Eu fêmea-matriz.
Eu força-motriz.
Eu-mulher
abrigo da semente
moto-contínuo
do mundo.”
-Conceição Evaristo.
Vocês já conheciam a escritora Conceição Evaristo? A mineira, de origem humilde, que conciliou seus estudos com o trabalho de empregada doméstica. Formou-se em Letras, sua dissertação de Mestrado foi sobre a Literatura Negra e tornou-se Doutora em Literatura comparada pela Universidade Federal Fluminense. Estudou a literatura afro-brasileira e é uma das escritoras atuantes nesta literatura, ativista pela valorização da cultura afro-brasileira. Escreve romances, contos, crônicas, poemas e ficção. Tem uma vasta obra literária com livros traduzidos para o francês, publicados na França e já recebeu prêmios nacionais de literatura.
Neste poema, Eu-mulher, publicado também no novo Episódio do canal de Podcast Pitada De Poesia, ela traduz em palavras os anseios e sentimentos profundos do Eu feminino, os quais todas nós mulheres conhecemos e alguns até vivenciamos. Do leite que jorra do peito ao sangue que retorna à terra, somos matrizes e motrizes da vida.
Acesse o canal Pitada De Poesia, através das plataformas de áudio #spotify, #anchor , #googlepodcast e #applepodcast e ouça o poema Eu-mulher. Compartilhe com seus amigos e familiares. O link do Anchor está em anexo no menu do Blog. Vamos espalhar poesia?

Muito legal pois adoro Connceição😍😍😍
CurtirCurtido por 2 pessoas
Ela é demais. ♡♡
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi amiga! Simplesmente adorei! Adoro seu blog! 🥰🥰🥰
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu tbm adoro o seu. Inspiração pra viajar o mundo. Bjos
CurtirCurtir