10 pontos turísticos em João Pessoa, a capital paraibana.


Falar de João Pessoa, minha terra natal, que tanto amo, é uma honra pra mim. Uma capital histórica, belíssima, de povo acolhedor e que ainda é bem pouco conhecida pelos brasileiros em geral. Nasci, e como dizem no Nordeste, me criei em João Pessoa, saí de lá há 8 anos. Sou da cidade onde o Sol nasce primeiro. Pouca gente no Brasil sabe que a capital paraibana é onde se localiza o ponto extremo oriental das Américas e lá o Sol nasce geralmente por volta das 04h e pouquinho da matina. Muitos turistas se surpreendem quando conhecem João Pessoa e veem aquela orla bonita (uma das mais belas do Brasil), repleta de pessoas caminhando ou praticando esportes às 5h da manhã, com Sol claro já. Como diz a canção da cantora paraibana Renata Arruda: “Somos a porta do Sol, deste país tropical, somos a mata verde, a esperança, somos o Sol do Extremo Oriental”, música essa que se transformou em hino da cidade. Bastante procurada por quem busca qualidade de vida e praias belas, o turismo na cidade cresceu muito nos últimos anos.

A histórica cidade foi fundada em 1585, já teve diversos nomes como Filipéia de Nossa Senhora das Neves e Parahyba do Norte. Hoje denominada João Pessoa em homenagem ao político paraibano João Pessoa. Também reconhecida como uma das cidades mais verdes do Brasil e já esteve no ranking como segunda cidade mais verde do mundo. Uma capital pacata com traços e costumes de cultura interiorana, refletindo a migração da população do interior paraibano para a capital. Lá, todo mundo se conhece. Quem é de João Pessoa sabe do que estou falando. A cidade iniciou-se na parte baixa, a beira do rio Sanhauá, onde hoje é localizado o Centro Histórico, um dos pontos turísticos que vale a pena conhecer. Mas o que encanta mesmo em João Pessoa é o seu povo acolhedor e as belíssimas praias. Com uma orla organizada e preservada, lá também é proibida a construção de arranha-céu a beira-mar.

Terra berço de grandes artistas como: Herbert Vianna, Lucy Alves, Ariano Suassuna, Roberta Miranda, dentre outros, como em toda região do Nordeste brasileiro, João Pessoa também respira cultura e arte. De clima predominantemente quente todo o ano, nos meses de maio à julho chove bastante na cidade, marcando assim o “inverno” pessoense.

A capital paraibana está bem localizada no mapa do Nordeste. Quem mora ou se hospeda em João Pessoa está pertinho de Natal-RN, Maceió-AL e Recife-PE. Pode aproveitar para conhecer estas três capitais de carro mesmo e fazer o percurso apreciando as belezas do litoral nordestino, as quais não são poucas, são as praias mais belas do Brasil.

Agora, vou citar aqui 10 pontos turísticos da capital paraibana que não podem deixar de serem visitados:

1 – Praia do Jacaré (Pôr do Sol)

A praia do Jacaré é uma praia fluvial localizada em Cabedelo, um município junto a João Pessoa. O pôr do Sol nesta praia tornou-se um espetáculo a céu aberto graças ao amigo e músico, artista reconhecido nacionalmente, Jurandy do Sax. Todos os dias ele toca a música Bolero de Ravel, ao vivo, no seu sax, navegando em um barco enquanto o Sol se põe. Uma saudação ao astro Rei que se transformou em um dos espetáculos ao ar livre mais visitados do Brasil e também fonte de renda para muitas famílias que mantem seus negócios através do espetáculo do Pôr do Sol da Praia do Jacaré. Lá também é possível fazer o passeio de barco para ver o pôr do Sol navegando no rio ao som do Bolero de Ravel e ouvir e dançar muito forró raiz. Quem visita João Pessoa tem parada obrigatória no Pôr do Sol da praia do Jacaré. Ao redor do rio há muitos restaurantes, bares e feira de artesanato local. Além de eventos e shows privativos.

2 – Feirinha de Artesanato de Tambaú

Eu não sei vocês, mas eu amo um artesanato e artes feitas à mão. Quem é do Nordeste sabe que artesanato é uma das riquezas que tem muito por lá e é fonte de renda para muitas famílias paraibanas. Aqui no Sudeste tem um nome bem chique pra artesanato, demorei pra saber que era a mesma coisa (hahaha). Chama-se: Patchwork. Pois lá você também encontra muitas artes lindas feitas à mão, algumas com temas culturais regionais, na Feirinha de Tambaú, uma feira organizada por lojinhas padronizadas pela Prefeitura e uma praça de alimentação com muitas tapiocarias e lanchonetes ao redor. Você compra suas lembranças temáticas, conhece o famoso e histórico Hotel Tambaú, cartão postal da cidade, que fica localizado em frente a Feirinha e ainda come aquela tapioca recheada com o que quiser, ou aquela mandioca com carne de sol que só tem lá. Quem vai conhecer João Pessoa tem que ir a Feirinha de Tambaú, localizada na Praia de Tambaú, em frente à orla.

3 – Orla do Cabo Branco

A Orla do Cabo Branco é a orla principal da capital paraibana. Estruturada para receber os turistas, é uma das orlas mais lindas do Brasil. Com ciclovia demarcada e interdição todas as manhãs para passagem de carros por um período na orla, a orla do Cabo branco todas as manhãs exibe o estilo de vida saúdavel da população pessoense. Gente de todas as idades caminhando, correndo, pedalando ou de patins, cuidando da sua saúde e aproveitando a vista bonita e o Sol a pino. Aquela cena bem praieira das novelas é real todas as manhãs na cidade de João Pessoa. Repleta de hotéis e restaurantes, há muitas opções gastronômicas nos arredores da Praia do Cabo Branco. Esta orla torna-se todos os anos palco para shows e festas promovidas gratuitamente pela Prefeitura de João Pessoa com artistas de renome nacionais (claro que isso acontecia antes da pandemia).

4 – Piscinas Naturais dos Seixas

As Piscinas Naturais dos Seixas são também conhecidas como Caribe Brasileiro. É um espetáculo da natureza que eu só tive oportunidade de ir conhecer de perto quando visitei minha terra natal João Pessoa, em 2019. Nascida nesta terra, turista na minha cidade. São piscinas naturais que se formam no meio do mar, há uma distância pequena da praia. Você pega um barco catamarã na praia dos Seixas ou da Penha e em poucos minutos está no paraíso com direito a mergulho com peixinhos. As piscinas se formam com a baixa das marés, então é importante acompanhar a tábua das marés para planejar o melhor dia de visitar as Piscinas dos Seixas. É mais um ponto turístico imperdível em João Pessoa. Além de encantador. Mar verdinho igual esmeralda.

5 – Estação Ciência

Nem só de mar vive o homem. Também vive de cultura e arte (rsrs). A Estação Ciência é uma obra grandiosa, projetada pelo grande arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e inaugurada em 2008. Construida em um ponto alto do Cabo Branco a obra chama atenção de todos pela sua arquitetura e tamanho. É um grande centro cultural para exposições artísticas, culturais e apresentações. Quem vai à jampa, precisa visitar a Estação Ciência.

6 – Farol do Cabo Branco

O Farol do Cabo Branco, construído há 800m da Ponta dos Seixas (Ponto mais Oriental das Américas) localizado sobre uma Falésia, é um dos principais cartões postais da capital paraibana. É uma torre gigante e triangular de concreto com três pontas “pontiagudas” que representam o Sisal, uma planta que representou um dos ciclos econômicos da Paraíba. O projeto é do arquiteto e professor pessoense Pedro Abraão. É um dos pontos mais visitados por turistas que visitam João Pessoa. Por um tempo, o Farol esteve interditado para visitações de carro devido risco de erosão na Ponta dos Seixas. O Farol fica aberto à visitação por 24h e não é cobrada a entrada, mas a dica é visitar durante o dia, por questões de segurança local.

7 – Igreja de São Francisco (Centro Histórico)

Localizada no Centro Histórico da Capital Paraibana, A Igreja de São Francisco faz parte do Centro Cultural São Francisco, formado pela Igreja, o Convento de Santo Antônio e a Capela de Ordem Terceira de São Francisco, A Capela de São Benedito, A Casa de oração dos Terceiros, O Claustro da Ordem Terceira, uma fonte e um grande adro com um cruzeiro constituindo um patrimônio histórico tombado (pelo Iphan) do Barroco Brasileiro. É uma Igreja Belíssima com uma arquitetura Barroca de impressionar. A visitação custa R$ 8,00 por pessoa e é necessário consultar antes o horário liberado para visitação, pois a Igreja não fica aberta ao público. O turista deve consultar horários com os órgãos de turismo local.

8 – Jardim Botânico Benjamim Maranhão

O jardim Botânico Benjamim Maranhão é uma área de conservação de Mata Atlântica, na zona sul da cidade, mais conhecida como Mata do Buraquinho. Está aberto a visitação de terça a sábado (consultar horários), porém é preciso agendar as visitas. É uma área verde muito bonita e bastante utilizada pelos fotógrafos para ensaios.

9 – Praia do Bessa

A praia do Bessa, já rebatizada popularmente na cidade como Caribessa (fazendo uma referência ao caribe) é uma das praias mais bonitas e tranquilas para banho na cidade. Com orla extensa e sem muitos bares ou muitas pessoas, é uma praia ótima para famílias frequentarem. O mar é tranquilo e geralmente limpo e próprio para banho. É comum ver a prática de stand up na praia do Bessa.

10 – Litoral Sul

Deixei pra entregar o ouro por último, o Litoral Sul é composto por praias paradisíacas com belezas naturais como as Falésias coloridas de Tabatinga. Neste tópico eu indico conhecer três praias que não deixo de visitar quando vou a João pessoa. Tabatinga, que pra mim, é um lugar muito especial e considero uma das praias mais bonitas do Brasil, totalmente preservada, sem bares a beira-mar, tabatinga tem um ar rústico, a beleza das Falésias com paredões com argilas coloridas e vegetação que invade o cenário praieiro, além de um rio desaguando no mar. Indico Praia do Coqueirinho, uma praia de mar mais forte (tem bastantes surfistas), que precisa ter muito cuidado ao banhar-se, pois já houve diversos afogamentos, a maré sobe rápido lá e as correntes são fortes, mas possui um cenário paradisíaco belíssimo. Por último, não menos bela, a Praia de Tambaba, uma praia exótica, um pouco mais distante, primeira praia de prática de Naturismo do Brasil. A praia se divide naturalmente em duas partes, através de vegetação e formações rochosas, o que possibilita que quem não pratica o naturismo conheça a parte que pode entrar vestido.

Gostou de saber mais a respeito da capital Paraibana? Você conhece João Pessoa? O que achou da cidade e do seu povo? Me conta nos comentários. Abraços fraternos e até a próxima.

Agradecimentos: Grata aos Fotógrafos e amigos Augusto Pessoa e Roberto Matos Amorim pelas fotografias concedidas gentilmente.

Este post faz parte de uma Blogagem coletiva com o tema Pontos Turísticos confira também os posts dos blogs parceiros:

https://luizporai.com.br/2021/05/20/10-pontos-turisticos-para-visitar-em-paris/
https://viajecartesiano.com.br/santiago-de-compostela-10-pontos-turisticos/
https://viajandocommoises.com.br/10-pontos-turisticos-de-bangkok/
https://www.viajocaminhando.com/andaluzia-espanha-atracoes-para-turistas
https://viagemecura.com.br/10-atracoes-turisticas-gratuitas-em-salvador/

https://viajandocomamalarosa.com.br/o-que-fazer-em-bento-goncalves/
Fotografia : Orla do Cabo Branco, João Pessoa, PB, 2016. Vanessa Pinheiro.
Fotografia: Praia de Tambaba, 2016. Vanessa Pinheiro.
Fotografia : Piscinas Naturais dos Seixas, jampa, 2016. Vanessa Pinheiro.
Fotografia: Trajeto de barco pras Piscinas dos Seixas, jampa, 2016 Vanessa Pinheiro.
Fotografia: Praia de Carapibus – Litoral Sul, Paraíba. Vanessa Pinheiro.
Fotografia: Pôr do Sol no jacaré, jampa, 2013. Marcos Azevedo.
Fotografia: Falésias Coloridas de Tabatinga, litoral sul, Paraíba. Roberto Amorim.
Fotografia: Roberto Amorim.
Fotografia: Farol do Cabo Branco, ao fundo a Estação Ciência. Via redes sociais Prefeitura de João Pessoa.
Fotografia: Rio Sanhauá no Centro Histórico. Via redes sociais da Prefeitura de João Pessoa.
Fotografia: Jurandy do Sax tocando bolero de Ravel no Pôr do Sol no Jacaré. Augusto Pessoa.
Fotografia: Praia de Tabatinga, 2016. Daniel Duarte.
Fotografia: Igreja de São Francisco, Centro Histórico de Jampa. Augusto Pessoa.

44 comentários em “10 pontos turísticos em João Pessoa, a capital paraibana.

  1. Depois de ver essas fotos maravilhosas do seu post sobre os 10 pontos turísticos em João Pessoa fiquei com uma vontade enorme de conhecer. Não sei como vou conseguir fazer um roteiro pelo Brasil, com a quantidade de coisas e lugares que quero visitar.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Adoramos os 10 pontos turísticos em João Pessoa, capital paraibana! Deu uma vontade enorme de ir para todos eles, mas a piscina natural foi com certeza a que mais ficamos com vontade de conhecer. Já salvamos o post nos favoritos e assim que a pandemia passar vamos usar todas as dicas. Obrigado!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Vanessa que legal seu post! Saber sobre esses pontos turísticos de João Pessoa aumentou minha vontade de conhecer essa bela cidade. Pelo visto tem muito mais encantos dobque eu pensava! 🥰

    Curtido por 1 pessoa

  4. Boa noite minha filha. Parabéns pelo post ” 10 pontos turísticos em João Pessoa, a capital paraibana “, Será de grande importância essas informações no roteiro turístico no Brasil onde se destaca a nossa capital João Pessoa com suas belas praias e pontos turísticos bem descritos nesse texto e visualizados nessas belíssimas fotos. Deus abençoe todos aí, abraços e beijos de saudade.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Gostei muito dos pontos turísticos que você escolheu em João Pessoa. Essa cidade é linda, acolhedora e merece nossa atenção para o turismo. Lendo as dicas e vendo as fotos fiquei com uma vontade incrível de voltar pra lá. Costumava ir umas duas vezes por ano e já não vou desde 2019… saudades…

    Curtido por 1 pessoa

  6. Nossa, amei Joao Pessoa! fomos agora no comeco do ano e achei um dos melhores cantos pra ir no Nordeste. Tudo mto lindo, deveria ser bem mais visitado do que eh atualmente =DD

    Curtido por 1 pessoa

  7. Que fotos incríveis! Realmente João pessoa é belíssimo, fiquei encantada pelos lugares que indicou aqui e quero muito conhecer todos eles, mas as falésias coloridas me chamaram muito a atenção. Parabéns pela seleção maravilhosa.

    Curtido por 1 pessoa

  8. Não conheço João Pessoa mas sou doida para conhecer, quanta história e quantos lugares maravilhosos! Fiquei especialmente encantada pelas falésias coloridas da praia da Tabatinga, são lindas. Que privilégio ter nascido num lugar tão especial!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário